Pular para o conteúdo principal

Relato integrado de 
Sustentabilidade 2023

Capital intelectual

ods:

  • ODS 3: Saúde e bem-estar
  • ODS 4: Educação de qualidade
  • ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

ods:

  • 3

  • 4

  • 9

  • 3

    ODS 3: Saúde e bem-estar

  • 4

    ODS 4: Educação de qualidade

  • 9

    ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

Tecnologia em assistência

Inteligência clínica

Há três anos, a Diretoria de Inovação criou um repositório clínico com o objetivo de suportar análises e interpretação de dados clínicos e operacionais para o gerenciamento de desempenho e tomada de decisões. Finalizada essa etapa, surgiu a necessidade de criação de uma plataforma clínica para facilitar o uso seguro do repositório, auxiliando os profissionais de saúde no acesso e na interpretação das informações médicas dos pacientes, contribuindo para uma prestação de cuidados mais eficaz e coordenada.

A ferramenta Clinical Viewer, em desenvolvimento desde então, é capaz de subsidiar a elaboração de estratégias de saúde populacional por meio do conhecimento profundo e amplo das condições de saúde dos pacientes, detecção de usuários frequentes, além de servir de fonte confiável para análises clínicas avançadas e ciência de dados.

Buscando escutar e melhor atender os nossos pacientes, estamos customizando o atendimento e tornando-o mais humanizado e mais próximo, com a implementação de pilotos e construção de casos de uso no projeto que denominamos Hospital por Eventos. Entre as ações implementadas estão a validação de dados cadastrais pela Dora, nossa atendente virtual (chatbot), no momento do check-in e oferta de benefícios para melhorar a experiência de pacientes em casos de atrasos nos atendimentos. Também implementamos notificação/alerta para os seguintes casos:

  • Quando um paciente detrator realiza check-in em uma de nossas unidades para melhor acolhê-lo
  • Quando um paciente vinculado à Oncologia realiza check-in em qualquer um de nossas unidades hospitalares
  • Quando paciente pertencente a linhas de cuidado realizam check-in em alguma de nossas unidades
  • Quando pacientes VIP realizam check-in em alguma de nossas unidades hospitalares
  • Quando paciente conveniado realiza check-in em unidade credenciada GTS

O objetivo é expandir o projeto para diversas unidades em 2024.

Em 2023, contamos com 21 unidades hospitalares com o mais avançado parque de cirurgia robótica da América Latina, sendo 19 hospitais com robôs próprios e dois com robôs não próprios.

A cirurgia robótica, minimamente invasiva e de alta precisão, é oferecida na Rede D’Or para procedimentos nas áreas de urologia, ginecologia, tórax, cabeça e pescoço, cirurgia geral e bariátrica. Nos últimos nove anos, foram realizadas 26.721 cirurgias e 31.495 procedimentos com a tecnologia robótica.

Nossa evolução em cirurgia robótica

O foco principal do projeto é a identificação e acompanhamento de pacientes com lesões mamárias. Todo o processo é permeado por uma abordagem escalável e inovadora, visando não apenas aprimorar os cuidados de saúde, mas também alinhar-se aos princípios ESG.

A colaboração entre as ferramentas de Inteligência Artificial e as enfermeiras acelera a identificação de padrões radiológicos, reduzindo drasticamente a necessidade de repetição de exames, contribuindo para uma abordagem mais segura e responsável à saúde individual, uma vez que minimiza a exposição desnecessária a procedimentos e radiações. Também evita o desperdício de recursos e energia.

Além disso, a rápida identificação de padrões específicos nos laudos médicos pela IA dá suporte à tomada de decisão pelos profissionais de saúde, permitindo que desempenhem um papel central no atendimento, priorizando o relacionamento médico-paciente em detrimento de processos manuais pouco eficientes. Possibilitam ainda um início rápido do tratamento com potencial impacto tanto na sobrevida quanto na qualidade de vida da paciente.

Rede D’Or ©2024- Todos os direitos reservados.
Políticas de privacidade
powered by
blendON
magnifiercrossmenu