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Relato integrado de 
Sustentabilidade 2023

Capital social e de relacionamento

ods:

  • ODS 3: Saúde e bem-estar
  • ODS 4: Educação de qualidade
  • ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico
  • ODS 12: Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
  • ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes

ods:

  • 3

  • 4

  • 8

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    ODS 3: Saúde e bem-estar

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    ODS 4: Educação de qualidade

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    ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

  • 12

    ODS 12: Consumo e produção responsáveis

  • 13

    ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

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    ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes

Cadeia de fornecedores

Após a validação dos resultados, desenvolvemos um plano de ação para adequação aos critérios ambientais, sociais e de governança, prezando pelo desenvolvimento da cadeia de fornecimento sustentável. Em complemento, são realizados treinamentos periódicos para capacitação dos fornecedores em temas prioritários mapeados nas avaliações [GRI 3-3].

O mecanismo de monitoramento do cumprimento das boas práticas pelos fornecedores, a autoavaliação em ESG, foi implantado em 2021 [GRI 3-3]. O objetivo é identificar aqueles já avançados em sustentabilidade para mapeamento de possível parceria e, principalmente, verificar quais deles necessitam de melhorias e como podemos colaborar para sua evolução. Dentro do universo dos fornecedores com spend em 2023 de suprimentos diretos e indiretos da Instituição, que totalizam 3881 fornecedores, foram 292 participantes, equivalente a 7,5% da base de fornecedores e 27% dos fornecedores com contrato. Dividido nas categorias alto, médio e baixo, o resultado do nível de aderência as práticas sustentáveis na autoavaliação foi de 37%, 57% e 6%, respectivamente. Em 2023, começamos a solicitar documentação comprovatória das respostas na autoavaliação para uma amostra de fornecedores. Foram 82 fornecedores avaliados.

Também realizamos auditorias para verificar a conformidade e nível de maturidade frente à legislação e boas práticas dentro das esferas ambientais, sociais e de governança, por equipe interna ou por empresa de terceira parte. Foram 41 auditorias, o equivalente a 31% dos fornecedores de alto risco [GRI 2-25]. Considerando os últimos três anos, já são 63 auditorias, o equivalente a 48% dos fornecedores de alto risco. Se considerarmos apenas os fornecedores com contrato, já são 58% dos fornecedores de alto risco auditados no período. No caso da confirmação de não atendimento a itens de legislação na auditoria ESG, o fornecedor está sujeito a cláusula de rescisão de contrato [GRI 3-3].

Em 2023, realizamos nosso primeiro evento com fornecedores – o “Melhores Práticas ESG” – com palestras proferidas por lideranças de diversas áreas (Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, IDOR, Relacionamento com Investidores, ao lado de Suprimentos e Compras Sustentáveis). Além de um momento importante para networking, realizamos a premiação de 15 fornecedores em categorias distintas de avaliação ESG, Projetos ESG e Destaque em Engajamento na Iniciativas da Rede D’Or.

Em 2023, seguimos registrando avanços importantes nas práticas sustentáveis de compras. Estruturamos a realização de concorrências entre fornecedores com a utilização de critérios de compras sustentáveis definidos em quatro scores: obrigatório, recomendáveis, desejáveis e boas práticas de sustentabilidade do negócio. Foram desenvolvidos e pilotados questionários para os fornecedores e fichas com o levantamento dos critérios a partir de uma abordagem de ciclo de vida do produto.

No ano anterior, já havíamos registrado evolução da área com a criação de um setor de Compras Sustentáveis, a adesão ao Desafio Compras Sustentáveis, idealizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e a revisão de nossa Política de Compras, com a inclusão de critérios ESG.

Como uma iniciativa de capacitação e desenvolvimento, realizamos no último ano o treinamento de mais de 120 compradores em webinários sobre compras sustentáveis. Na Academia Rede D’Or, disponibilizamos um curso institucional de compras sustentáveis, apresentando as diretrizes de compras que queremos estimular em nossa cadeia, como a redução de emissões, resíduos e consumo de recursos naturais. Em 2023, 859 colaboradores participaram desse treinamento. Para aprimorar nossas práticas, estendemos para fornecedores selecionados o acesso à Academia Rede D’OR, com a liberação de 35 cursos, dentre eles a Trilha de Sustentabilidade e o treinamento Anticorrupção. Ao final de 2023, tínhamos 72 fornecedores de 42 empresas (sendo 15 de alto risco), cadastrados na plataforma.

Para alavancar as nossas iniciativas em parcerias com fornecedores, desenvolvemos um canal (acesse aqui) para inscrição de projetos relacionados à temáticas como energia, água, efluentes, resíduos, logística reversa, economia circular, emissões, saúde e segurança, relação com o entorno, diversidade, inclusão, educação e capacitação. As sugestões recebidas são avaliadas pela Companhia para posterior plano de implementação. Alguns cases de sucesso dessa jornada podem ser lidos no capítulo Incentivo a Boas Práticas.

Fornecedores que participaram das autoavaliações ESG

Fornecedores que participaram das auditorias ESG

+ 120

compradores

859

colaboradores

Em 2023, concluímos o processo de padronização de cortinas descartáveis para toda a Companhia. Um novo modelo de fixação, por meio de fitas adesivas ajustáveis, foi desenvolvido especialmente para a Rede D’Or, em seis diferentes tamanhos. O modelo utilizado anteriormente apresentava fixação por ganchos plásticos.

Redução de 17% no preço médio das cortinas;

Padronização dos tamanhos, reduzindo assim de 39 para 6 SKUs;

Uniformidade na utilização das cortinas a partir de fitas adesivas ajustáveis, que trazem facilidade na instalação e manuseio;

Retirada da logo oferecendo uniformização, com exceção das cortinas utilizadas nos hospitais Star;

Remoção do uso de ganchos, evitando o descarte em média de 800kg mensais de material plástico;

Redução na base de fornecedores de 4 para 1.

27.590

MIL GARRAFAS PET
DE 500 ML

Centralização das entregas de 13 hospitais de SP no CD Embú das Artes da Rede D’Or com utilização de veículo elétrico.

Resultados de algumas parcerias com fornecedores:

Desde julho de 2023, 100% das entregas de materiais na Grande São Paulo são realizadas pela nova frota de veículos elétricos. A iniciativa será expandida, a partir de março de 2024, para o Rio de Janeiro e com isso esperamos gerar uma grande redução de CO2, contribuindo cada vez mais para nosso meio ambiente.

590

kg CO2
EQUIVALENTE A 26 ÁRVORES.

Iniciado oficialmente em novembro de 2023 no Estado de São Paulo, com expansão prevista para 2024, a Molnlycke Health Care está realizando as entregas pela nova frota de veículos elétricos.

14

entregas no ano

Somos firmes em cultivar um ambiente de trabalho diversificado, inclusivo, sem discriminação e com oportunidades iguais de emprego. Na Rede D’Or, zelamos pelo respeito aos direitos humanos de todos os nossos colaboradores, corpo clínico, pacientes, fornecedores, funcionários terceirizados e da sociedade em geral.

A nossa Política de Direitos Humanos, aplicável a todas as nossas unidades, está em consonância com as demais diretrizes da Companhia, como o Código de Conduta e as políticas anticorrupção, ambiental, de sustentabilidade e de responsabilidade social. O documento segue referências internacionais relacionadas ao tema dos direitos humanos, como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual somos signatários desde 2020. Em apoio a esse compromisso, nossos colaboradores são obrigados a assinar e cumprir o Código de Conduta que contém questões relacionadas aos direitos humanos.

Realizamos capacitações relacionadas a políticas ou procedimentos específicos em direitos humanos por meio de treinamentos comportamentais a 100% do efetivo de segurança patrimonial, que é predominantemente terceirizada1. A prática também inclui 29% do quadro de profissionais orgânicos da Companhia. Reforçando esse cenário, realizamos em 2023 um treinamento inédito com o tema “Diversidade: vantagens e desafios; como a inclusão ocorre na prática?” para mais de 60 pessoas (colaboradores e terceiros) atuantes na segurança patrimonial de diversas das nossas unidades. O evento contou com a palestra da coordenadora dos projetos de diretos humanos, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, além de gerências multidisciplinares internas.

Adotamos ainda diversos instrumentos para a prevenção e a redução dos impactos negativos relacionados aos direitos humanos por parte das contratadas de segurança [GRI 2-25]. Um deles é o Questionário de Percepção, realizado internamente; o questionário possibilita uma leitura de como os terceiros reagem a situações adversas, além de possibilitar a verificação de possíveis violações. No que se refere ao relacionamento com fornecedores, os contratos de prestação de serviços têm cláusulas contratuais específicas sobre o respeito ao meio ambiente e o combate ao trabalho escravo e infantil e exigimos documentação comprobatória de conformidade legal. Os fornecedores também devem zelar pela seleção de parceiros comerciais que operem dentro da legislação trabalhista e dos padrões éticos compatíveis com as premissas do nosso Código de Conduta.

¹ É uma meta interna.

Pessoal de Segurança treinado em políticas ou procedimentos em direitos humanos

Próprios Terceiros
2023 2022 2021 2023 2022 2021
Pessoal de segurança 67 58 52 1.904 1.939 2.550
Pessoal de segurança com treinamento em Direitos Humanos 67 58 52 1.904 1.939 2.550
Percentual Pessoal de segurança com treinamento em Direitos Humanos (%) 100% 100% 100% 100% 100% 100%

A Política de Direitos Humanos da Rede D’Or demonstra o compromisso do grupo em seguir todas as leis e os regulamentos relacionados a direitos humanos, incluindo [GRI 2-21, 2-23]:

  • Trabalho forçado/ escravidão moderna;
  • Idade mínima para emprego;
  • Salário-mínimo;
  • Horas de trabalho;
  • Igualdade de pagamento;
  • Não discriminação;
  • Antiassédio moral e sexual; e
  • Liberdade de associação coletiva.
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