Pular para o conteúdo principal

Relato integrado de 
Sustentabilidade 2023

Capital humano

ods:

  • ODS 3: Saúde e bem-estar
  • ODS 4: Educação de qualidade
  • ODS 5: Igualdade de gênero
  • ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

ods:

  • 3

  • 4

  • 5

  • 8

  • 3

    ODS 3: Saúde e bem-estar

  • 4

    ODS 4: Educação de qualidade

  • 5

    ODS 5: Igualdade de gênero

  • 8

    ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

Nossos colaboradores

GRI 3-3, 401-1, 401-2, 401-3, 404-1, 404-2, 404-3

Nossos colaboradores são a base do sucesso que construímos diariamente em toda a Rede D’Or. Alinhados à essa crença, adotamos como premissas a valorização e o incentivo ao desempenho pessoal e profissional de cada um dos nossos mais de 71 mil colaboradores. Traduzimos isso no investimento em treinamentos e capacitações contínuas, cuidados com a saúde e bem-estar, comunicação transparente e ações para construirmos um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Em 2023, investimos na expansão do nosso relacionamento com universidades e instituições para atração de jovens talentos. Seguimos com o Programa Trainee Rede D’Or, cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento de novas lideranças e recebemos um número recorde de inscrições.

Em outra frente, juntamente com o Instituto PROA, formamos jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, promovendo uma inclusão produtiva e ampliando a empregabilidade e desenvolvimento profissional e pessoal.

Para valorizar os nossos colaboradores e oferecer oportunidades reais de crescimento de carreira dentro da Rede D’Or, desde 2020 temos o Movimenta Rede, que traz as oportunidades divulgadas em diferentes canais internos, destacando as oportunidades disponíveis.

Para 2024, os esforços em RH continuarão direcionados para fortalecer o elo entre os colaboradores e a nossa estratégia de maximização dos pilares estratégicos – Qualidade Técnica, Qualidade Percebida e Resultado Econômico.

A Rede D'Or segue todas as leis e regulamentos relacionados ao tema e está comprometida a respeitar os direitos humanos de todos os colaboradores, corpo clínico, pacientes, fornecedores, terceiros e sociedade.

Mais informações sobre compromissos Rede D'Or podem ser verificados nas políticas associadas aos temas em questão, mencionadas nas páginas 29 e 30 deste relatório, bem como nos compromissos com a sustentabilidade.

Damos muito valor ao incentivo e difusão de nossa cultura corporativa, à geração de oportunidades de emprego¹ para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho,  e ao estabelecimento de um processo de formação de sucessores. Acreditamos que, com o conjunto de nossas iniciativas, conseguiremos não apenas atrair os profissionais que estão dispostos e comprometidos em atuar da melhor forma possível, mas também conseguiremos retê-los em um ambiente acolhedor e compensador para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Nesse sentido, em 2023 investimos na expansão do nosso relacionamento com universidades, alcançando mais de 45 instituições em todo país e gerando assim impacto real positivo com a comunidade. O objetivo é manter a proximidade com as instituições de ponta para oferta das nossas oportunidades de estágio, trainees e demais posições profissionais. O movimento também incluiu a ampliação do relacionamento para outros estados, especialmente no Nordeste, onde temos um desafio de contratação qualificada em função dos movimentos de crescimento da empresa.

¹ Impacto real positivo

² A fim de evitar o não cumprimento de leis trabalhistas (impacto negativo), a Rede D'Or segue todas as leis e regulamentos relacionados ao tema e está comprometida a respeitar os direitos humanos de todos os colaboradores, corpo clínico, pacientes, fornecedores, terceiros e sociedade. Mais informações sobre os compromissos Rede D'Or podem ser verificados na Política de Direitos Humanos

Programa Trainee Rede D'Or

GRI 3-3

Lançamos o Programa Trainee Rede D'Or 2024, cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento de novas lideranças a partir de uma trilha imersiva no negócio, oferecendo ferramentas técnicas de gestão de projetos e de pessoas e ferramentas comportamentais, com base nas oito competências que adotamos na Rede D’Or. Nessa terceira edição do programa recebemos mais de 17 mil inscrições (360% mais do que em 2022) para preencher as 16 vagas abertas nesse ciclo.

Nosso Programa Trainee abrange todos os cursos de graduação, sendo da saúde ou não, e se destaca entre outros por sua abordagem inovadora de desenvolvimento profissional. Os processos seletivos contam com etapas de testes e mapeamento de perfil comportamental (assessment), dinâmicas e entrevistas com executivos de diversas diretorias, além da presidência. Os aprovados participam de uma imersão (job rotation) no negócio durante nove meses, permitindo a aquisição de uma visão abrangente do setor da saúde e o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares.

Ao longo do programa, que vai de janeiro a setembro de 2024, os participantes terão o acompanhamento de líderes experientes da empresa e poderão aprender com os melhores profissionais da área, colaborar em projetos desafiadores e se envolver com o dia a dia da gestão hospitalar. Terão acesso, ainda, à Academia Rede D´Or, proporcionando oportunidades de aprendizagem contínua e aprimoramento profissional.

Em outubro de 2024, os trainees serão direcionados para a alocação definitiva.

Nota: Conheça a meta do tema material "P&D, Inovação e Educação " e sua avaliação de progresso, no tópico "Metas ESG".

Contratação de jovens talentos

GRI 3-3

Em parceria com o Instituto PROA, formamos jovens entre 18 e 22 anos em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, promovendo uma inclusão produtiva e ampliando a empregabilidade e desenvolvimento profissional e pessoal. É oferecida uma formação socioemocional de 100 horas por meio de trilhas que englobam os temas de autoconhecimento, comunicação, raciocínio lógico, projeto profissional e planejamento de carreira. Concluída a formação, eles escolhem uma das trilhas técnicas em Administração, Logística ou em outras áreas disponíveis. Em 2023, contratamos 20 jovens por meio dessa iniciativa.

Contribuímos também para a inclusão e transformação social de jovens e adultos da periferia por meio da promoção da empregabilidade, principalmente em vagas operacionais, com a nova parceria com o Instituto Entre o Céu e a Favela, potencializando o seu protagonismo de ações socioculturais.

Ao todo foram 26 jovens contratados nas ações citadas.  

Para valorizar os nossos colaboradores e oferecer oportunidades reais de crescimento dentro da Rede D’Or, priorizamos o recrutamento interno e mantemos um programa com essa finalidade, o Movimenta Rede. Desde 2020, todas as etapas são realizadas em um ambiente on-line, ampliando a visibilidade das oportunidades. Mensalmente, são divulgados comunicados em diferentes canais internos destacando as oportunidades abertas, os grandes números e depoimentos de pessoas que deram um novo passo em suas trajetórias profissionais dentro da empresa.

Em 2023, oferecemos 4.881 oportunidades internas em todas as áreas e unidades do Brasil, para as quais recebemos 18.476 inscrições. Como resultado do ano, 1.654 colaboradores foram para novos desafios por meio do Movimenta Rede, um aumento de 13% em relação a 2022. Ao longo dos anos, já são mais de 60 mil pessoas impactadas pelo programa.

Os comunicados sobre o Movimenta Rede foram os mais acessados em nosso aplicativo interno RH Digital em 2023, demonstrando o alto interesse dos times com o tema. Tivemos um total de 38,5 mil visualizações em nove postagens, sendo a mais clicada com cerca de 8 mil acessos. Além disso, foram produzidos quatro vídeos e diversos comunicados em outros canais internos, como e-mail, cartaz, cards para whatsapp e TVs corporativas.

O processo de contratação está embasado no nosso Modelo de Competências, voltado aos comportamentos organizacionais esperados para cada nível hierárquico, de forma sintonizada com o nosso direcionamento estratégico, modelo de gestão, missão e valores.

Mensalmente, nossa área de Recrutamento e Seleção avalia a experiência das pessoas aprovadas e reprovadas em processos seletivos internos e externos com o objetivo de acompanhar a percepção das pessoas em sua jornada e promover melhorias no atendimento e processos da área, incluindo uma questão sobre a percepção de abertura à diversidade[GRI 3-3].

Time de colaboradores do corporativo RJ
Time de colaboradores do corporativo RJ

Temos o grande propósito de cuidar com excelência das pessoas e isso se realiza por meio de nossos colaboradores. Como reconhecimento e demonstração da confiança em todos que fazem parte da Companhia, nossas práticas de remuneração e benefícios seguem as referências do mercado e estão em conformidade com a legislação brasileira e a nossa Política de Recursos Humanos. Além da remuneração fixa, mantemos um programa de metas e bônus. Baseado no resultado e desempenho do trabalho de cada pessoa junto a suas equipes, áreas e diretorias, o programa tem regras simples e de fácil compreensão que foram compartilhadas com os colaboradores por meio de informes de RH que reforçaram como o trabalho de cada um influencia diretamente nossos resultados como um todo. Dentro da visão do Programa de Bônus, temos metas definidas que são comunicadas para toda a Companhia, garantindo maior transparência e governança ao tema, além de um painel em Power BI, que permite o acompanhamento das metas pela alta gestão. Para 2023, simplificamos ainda mais os cálculos para tornar mais acessível o acompanhamento dos nossos resultados. Como suporte, disponibilizamos uma cartilha explicativa sobre os conceitos básicos e uma FAQ com todas as metas a serem atingidas.

Contamos também com um plano de benefícios para colaboradores que inclui plano de assistência médica¹ e odontológica¹ (extensivo aos dependentes), vale refeição ou refeitório no local de trabalho, vale-alimentação¹, seguro de vida¹, auxílio deficiência e invalidez, licença maternidade/ paternidade, parceria com plataforma corporativa de atividade física, Total Pass³, com foco na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos funcionários, kit Natal², além de um exclusivo Clube de Parcerias³. Em uma plataforma online, disponibilizamos produtos e serviços que são negociados exclusivamente para nossos colaboradores com empresas de seguros, educação (incluindo cursos de línguas e informática), cultura e entretenimento, bem-estar, gastronomia e acesso ao D’Or Mais Saúde, um marketplace com um amplo catálogo de produtos. Em 2023, tivemos mais de 82.653 visitas a plataforma e 127.562 acessos ao programa, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.

¹ Não concedido à aprendizes e estagiários

² Não concedido à estagiários e temporários

³ Não concedido à estagiários

4 Definição de Unidades Operacionais Importantes para este indicador: Empresas que fazem parte do core bussiness da cia ou seja todas unidades hospitalares, excluindo-se clínicas de imagem, oncológicas e hematológicas, centros médicos e corporativo.

Mais informações sobre benefícios encontram-se disponíveis no item 10.3b do Formulário de Referência.

Clube de Parcerias Rede D´Or

Em complemento aos nossos benefícios, dispomos de uma plataforma online que reúne, em um só lugar, condições especiais para os times da Rede D’Or em produtos e serviços de segmentos como seguros, educação, cultura e entretenimento, bem-estar e gastronomia.

Saiba mais sobre o Clube de Parcerias Rede D’Or.

Em 2023, 96% dos nossos colaboradores foram impactados por questões relativas à saúde e segurança constantes nos acordos coletivos ou em convenções coletivas firmados com os sindicatos. Dos 71.850 colaboradores que integram o nosso quadro, 3.083 estão sem representatividade, ou seja, são filiados a sindicatos, mas não contam com acordo coletivo firmado ou não têm o seu cargo representado pelos sindicatos, embora recebam os percentuais de reajuste como antecipação por liberalidade da Rede D’Or.

Na Rede D’Or, zelamos por manter um canal aberto constante de diálogo com os sindicatos, quer sejam laborais ou patronais. Os acordos e/ou convenções coletivas de trabalho são respeitados, bem como as legislações pertinentes.

O ciclo de pessoas permeia toda a jornada do colaborador: recrutamento e seleção, integração, avaliação de competências, feedback, ações de treinamento e processos de carreira e desempenho profissional. Buscamos estimular constantemente entre nossos colaboradores uma cultura de aprendizagem, incentivando a postura de autodesenvolvimento e protagonismo.

Anualmente, os colaboradores que estão na empresa há pelo menos três meses (exceto estagiários, aprendizes e terceirizados) passam por uma Avaliação de Competências com rodadas de feedback e a construção individualizada do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Desta forma, identificamos o nível de adesão dos seus comportamentos em relação às competências técnicas e organizacionais que são mapeadas na análise, permitindo que o colaborador possa estabelecer ações para aprimorar pontos levantados durante o feedback e focar nas habilidades, conhecimentos e atitudes em que precisa evoluir. Em 2023, tivemos 92 unidades participantes e mais de 60.200 colaboradores avaliados. O número considera todos os colaboradores CLT e gestores PJs ativos que tenham sido admitidos até 28/02/2023.

Total de empregados que receberam avaliação regular de desempenho e desenvolvimento de carreira | GRI 404-3

Por Gênero 2023 2022
Feminino 98,76% 99,55%
Masculino 97,61% 99,13%
Por Categoria Funcional 2023 2022
DIRETOR 72,35% 93,25%
GERENCIA 85,47% 96,67%
SUPERVISOR 95,03% 95,66%
PROFISSIONAL 98,56% 99,78%
OPERACIONAL 97,53% 97,51%
TECNICO 98,93% 99,70%
  • Identificação com a organização: comprometimento e alinhamento com o propósito da organização;
  • Orientação para o cliente: atuação com excelência no atendimento ao cliente;
  • Adaptação a mudanças: manutenção de postura positiva nos momentos de mudanças e incertezas, nos adaptando de forma ágil e buscando o melhor de cada experiência;
  • Cooperação: construção e incentivo à colaboração, respeitando as diferenças, com empatia e espírito de equipe;
  • Iniciativa e planejamento: iniciativa e organização para uma atuação eficiente;
  • Comunicação e relacionamento interpessoal: comunicação de forma eficiente, com empatia e acolhimento;
  • Liderança engajadora: desenvolvimento dos colaboradores e a si mesmo, construindo equipes comprometidas;
  • Otimização de resultados: compreensão do nosso negócio e responsabilidade pela entrega de resultados.  

Nota: Em 2023, não possuímos programa de transição de carreira, visto que esta iniciativa não é praticada pela Companhia. Atualmente os programas são voltados para o desenvolvimento da jornada do colaborador ativo [GRI 404-2].

Promovemos na Rede D’Or, como impacto positivo1, uma cultura de aprendizagem, incentivando uma postura de autodesenvolvimento e protagonismo dos nossos colaboradores, colocando em prática o modelo 70-20-10 de aprendizagem. Isso porque entendemos que o processo de desenvolvimento de competências se dá por diversas fontes, aprendendo no ambiente de trabalho, com a troca de conhecimentos com o líder, pares e colegas de trabalho e por meio do aprendizado formal.

Todos os nossos colaboradores são incentivados a construir o seu PDI – Plano de Desenvolvimento Individual em conjunto com a sua liderança, o que nesse sentido, torna-se uma importante ferramenta aliada ao autodesenvolvimento.

Em 2023 comemoramos um ano da nossa universidade corporativa, a Academia Rede D’Or, e lançamos iniciativas dentro da plataforma com foco no desenvolvimento do nosso negócio e das nossas pessoas: as trilhas de Diversidade e Inclusão, de Qualidade Percebida e de Ciclo de Receita.

Acelerar a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores para acompanhar o avanço tecnológico e enfrentar o aumento da concorrência no mercado, faz parte das diretrizes da nossa Política de Recursos Humanos (documento interno e de cunho reservado).

Nota 1: foram identificados somente impactos positivos e reais relacionados a capacitação e educação de nossos colaboradores

Acreditamos que o conhecimento compartilhado oferece novos horizontes, estimulando melhorias na qualidade dos nossos serviços. Nesse sentido, a Academia Rede D’Or oferece um ecossistema de aprendizagem e desenvolvimento organizacional fundamental para a formação de nossos profissionais. Criada com a missão de promover a gestão do conhecimento das diferentes áreas do negócio e fomentar nossas competências essenciais, permite o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, potencializando a qualidade dos nossos serviços e fortalecendo a nossa cultura organizacional. A Academia conta com um portal EAD e o acesso é disponível para todos os colaboradores próprios, terceiros e cadeia de fornecedores. [GRI 3-3]

A Academia está apoiada em quatro pilares educacionais que tratam de temáticas relacionadas às competências essenciais para o nosso negócio e governança: cultura, comportamento e sustentabilidade; liderança; técnico; e saúde, segurança e bem-estar. São oferecidos mais de 300 conteúdos entre treinamentos, cursos e trilhas de conhecimento, incluindo temas essenciais como privacidade, compliance, diversidade e inclusão e direitos humanos

Entre os treinamentos disponibilizados para todos os nossos colaboradores estão:

LGPD; Trilha de Diversidade e Inclusão, Trilha de Comunicação; Trilha de Sustentabilidade, e cursos técnicos. Para os novos colaboradores é disponibilizada uma trilha específica, denominada Chega+, que reúne conteúdos e informações práticas para os novos colaboradores.

Lançamos em abril a trilha 1 de Qualidade Percebida, que tem como objetivo capacitar nossos colaboradores, médicos, equipes multidisciplinares e lideranças em temas que contribuam para a melhoria dos indicadores de qualidade percebida, bem como para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o melhor atendimento aos nossos clientes.

O programa de capacitação tem formato híbrido, com cursos on-line, disponibilizados na plataforma da Academia Rede D’Or, e oficinas presenciais. Desde o lançamento, foram capacitados mais de 250 multiplicadores das unidades hospitalares, oncologia e central de atendimento, que são responsáveis por aplicar as oficinas presencialmente, além de serem embaixadores do tema.

As temáticas abordadas nessa primeira trilha incluem: Modelo de Gestão Rede D’Or, Nossos Clientes, Jornada do Paciente Rede D’Or e Experiência do Cliente. O conteúdo foi desenvolvido por especialistas internos e externos e disponibilizados na versão à distância e presencialmente durante a oficina Jornada do Paciente.

Conheça a meta do tema material "P&D, Inovação e Educação " e sua avaliação de progresso, no tópico "Metas ESG". [GRI 3-3]

realizaram a trilha em dezembro, representando 45% do nosso quadro de pessoal; e mais de 4.800 colaboradores já tinham realizado a oficina presencial.

Outra novidade do ano foi o lançamento da primeira turma do Programa Acelera,  voltado aos líderes da cadeia de recebíveis. A proposta da iniciativa é alinhar e tratar as oportunidades de melhorias no ciclo de receitas (com curso disponível na trilha de mesmo nome, como citado anteriormente), a partir da disponibilização de um espaço de multiplicação de conhecimentos, dividindo as melhores práticas com caminhos e soluções eficazes para o processo junto com as áreas especialistas do Corporativo. O programa tem formato híbrido, carga horária mínima de 65 horas e duração aproximada de seis meses. es, Em workshops os participantes discutem sobre a solução e idealização de futuro dos desafios do ciclo de receita.

No mesmo tema, lançamos o primeiro curso da Trilha de Ciclo de Receitas, que visa apresentar a área de forma abrangente, assegurando a prestação de atendimento de alta qualidade ao paciente, assim como garantir a cobrança adequada às operadoras de saúde pelos nossos serviços prestados.

Nos últimos anos ampliamos nosso olhar de forma mais estratégica, pensando não só na continuidade, mas também em sustentar o crescimento orgânico da Rede D’Or. Nesse contexto, o PDL - Programa de Desenvolvimento de Lideranças proporciona um ambiente que contribui para a construção de um pipeline de líderes de alto desempenho, preparados para assumir desafios presentes e futuros. Essa abordagem não só fortalece a capacidade da empresa de responder às demandas do mercado, mas também estabelece uma base sólida para o crescimento sustentável a longo prazo.

Em constante evolução, em 2023 rodamos uma nova versão do programa, em que são abordados conceitos de mercado alinhados às práticas de gestão da Rede D’Or. O PDL foi estruturado em quatro trilhas de aprendizagem por nível de cargo e impactou mais de 2.200 lideranças

O conteúdo das trilhas é voltado para um modelo de liderança humanizado, empático e colaborativo, com foco em melhoria de processos e gestão de resultados, estimulando o protagonismo e o autodesenvolvimento.

A trilha do colaborador referência/líder é inteiramente disponibilizada na na plataforma da Academia Rede D’Or e aborda temas que apoiam na gestão dos desafios do dia a dia

Já a dirigida para cargos de supervisão/coordenação é realizada por meio de uma composição híbrida, com atividades on-line – síncrona e assíncrona – e presenciais. Para esse nível criamos os programas A e B. O primeiro foi direcionado para os supervisores e coordenadores que não realizaram o PDL em 2022, e contou com seis módulos, sendo dois deles conduzidos presencialmente pelos multiplicadores do Programa. Para tanto, capacitamos 115 Business Partners das unidades hospitalares e corporativo para realizarem os encontros presenciais previstos para essa trilha. O programa B foi direcionado para as lideranças que realizaram o PDL no ano anterior. Essa trilha contou com um encontro  com o especialista do tema, com a participação de uma liderança da Rede D’Or, que contribuiu trazendo sua vivência e prática em relação ao tema abordado.

A trilha de gerência foi realizada no formato on-line síncrono, desenvolvida por especialistas externos e internos da Rede D’Or. Foram trabalhadas sete temáticas diferentes com foco em gestão de times e processos. 

Os participantes do Programa Trainee Rede D'or têm acesso a uma trilha de desenvolvimento de líderes especialmente desenhada para esse público, com ferramentas e conhecimentos necessários para que os jovens talentos possam se tornar líderes de destaque em suas áreas.

Programa de Desenvolvimento de Liderança 2023

Em novembro de 2022, teve início um novo programa de MBA em Gestão de Serviços Hospitalares – Desenvolvimento de Liderança Executiva. Com duração de 14 meses e foco no desenvolvimento de suas lideranças executivas, o curso é uma iniciativa em parceria com o IDOR. São duas turmas, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), com 41 alunos no total e 51 professores internos da Rede D’Or, que compartilharam seus conhecimentos em uma carga horária total de 360 horas. Os módulos do MBA incluíram Rede D'Or, Stakeholders, Apoio à Operação, Operação Gestão do Ciclo Assistencial, Operação Gestão do Ciclo Operacional e TCC.

O projeto tem como objetivo apoiar o nosso crescimento exponencial, elevando o nível de conhecimento e gestão de posições estratégicas no negócio e apoiando o Programa de Sucessão, que visa gerar um banco de potenciais sucessores para cargos de liderança com foco nas unidades hospitalares e na diretoria corporativa. Com isso, facilitamos o processo de tomada de decisão para ocupação imediata de posições críticas, identificando pontos fortes e de melhoria, alinhado às competências organizacionais e fomentando o plano de retenção da liderança executiva.

Com a finalização da etapa de aulas, os participantes passam a focar seus esforços nos trabalhos de conclusão, que terão temas relacionados a desafios relevantes para a Rede e serão apresentados e avaliados por uma banca examinadora em fevereiro de 2024.

"O MBA de Gestão Hospitalar desempenhou um papel fundamental no meu crescimento de carreira, fornecendo uma plataforma única para troca de experiências e a construção de uma rede de contatos valiosas. Além disso, aprofundei meus conhecimentos em gestão, permitindo-me aplicar estratégias eficazes no cenário complexo da saúde, tornando-o um ponto crucial em jornada profissional."

Lizandra Guerson
Diretora Geral do Hospital Santa Cruz (PR)

Lizandra Guerson - Diretora Geral do Hospital Santa Cruz (PR).

O resultado positivo de nossas iniciativas é confirmado em nossa pesquisa de clima, a Fala Rede. Na edição de 2023, quando questionado se “as pessoas de qualquer idade, etnia, religião, cor, gênero e orientação sexual são tratadas da mesma forma na empresa”, registramos índice de concordância de 88,4%.

Com participação de mais de 47 mil colaboradores, uma adesão de 80,3%, a pesquisa também apontou 72,2% de aderência ao clima organizacional. A Fala Rede é realizada anualmente e o ciclo se inicia em novembro, permitindo que os resultados sejam avaliados e, a partir deles, criados planos de ação para o próximo ano. Participam da pesquisa todos os colaboradores CLTs admitidos até 90 dias antes do fim da pesquisa e lideranças PJ. Os colaboradores são convidados a preencher a pesquisa que pode ser acessada via mobile ou desktop, sem obrigatoriedade de participação. Os resultados são anônimos e somente é possível abrir o resultado da área, caso haja mais de 10 respondentes. As dimensões avaliadas com a iniciativa são:

  1. Estrutura de trabalho e bem-estar: percepção que os colaboradores têm de sua estrutura de trabalho, inclusive percepções de saúde mental;
  2. Liderança: percepção que os colaboradores têm de seus líderes no que diz respeito à influência, proximidade, reconhecimento e credibilidade;
  3. Colaboração: percepção de qualidade do relacionamento entre pares e demais equipes;
  4. Pertencimento e Diversidade: percepção que os colaboradores têm a respeito da diversidade e das práticas inclusivas na organização; o quão representados, orgulhosos e envolvidos os colaboradores se sentem pelo seu trabalho e pela imagem da empresa;
  5. Carreira e Desenvolvimento: percepção dos colaboradores sobre sua trajetória profissional, sobre as oportunidades de crescimento ofertadas pela empresa e se sentem desenvolvidos pelos treinamentos oferecidos;
  6. Inovação: quão aberta a empresa se apresenta para ouvir, discutir, implementar, flexibilizar e adaptar-se as mudanças e inovações que podem vir dos colaboradores ou do mercado;
  7. Alinhamento Organizacional: conhecimento e alinhamento dos colaboradores em relação ao modelo de gestão da empresa.

Em 2023, como consequência dos resultados obtidos no ano anterior, construímos diversas ações de melhoria com foco em saúde e bem-estar, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e colaboração entre áreas. Foram mais de 650 iniciativas propostas, distribuídas entre 81 núcleos. Algumas ganharam destaque ao começarem em um núcleo e posteriormente terem se espalhado por várias outras unidades, como por exemplo o Café com o Diretor, Stand RH, Roda de Conversa sobre Gestão das Emoções e a criação de grupos focais.

Diversidade e inclusão

GRI 3-3, 405-1, 405-2

Faz parte da nossa cultura proporcionar um ambiente em que todas as pessoas se sintam acolhidas. Com um quadro de colaboradores formado majoritariamente por mulheres, que representam 75% das nossas pessoas, seguimos investindo no desenvolvimento de iniciativas para fomentar a diversidade e inclusão em nossos processos de contratação, bem como para zelar por um ambiente de trabalho que seja marcado pelo acolhimento e respeito. Questões como intolerância, discriminação e qualquer tipo de prática de assédio são consideradas inaceitáveis pela Rede D’Or. Essa postura se traduz em nosso Código de Conduta e em um canal de denúncias disponível aos nossos colaboradores.

Para tanto, mantemos uma série de iniciativas em prol da Diversidade e Inclusão (D&I) pela qual aumentamos ano após ano a realização de ações de sensibilização, letramento e engajamento. Na Academia Rede D’Or, o tema é pauta de diversos cursos e treinamentos, como a Trilha de Diversidade e Inclusão, Programa de Desenvolvimento da Liderança (PDL) e Compliance; além de webinars realizados sempre em datas comemorativas como Dia da Internacional da Mulher, Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 2023, lançamos o projeto piloto de sensibilização em D&I, por meio do treinamento presencial "A Jornada Inclusiva da Pessoa Paciente", para as lideranças das nossas unidades.

Nota: Foram identificados somente impactos positivos e reais referente a Diversidade e Igualdade de Oportunidades

Para além do nosso quadro interno, promovemos ações de inclusão que impactam diretamente nossos pacientes. Como exemplo, em 2023 tivemos a segunda temporada da websérie Lugar de Fala, em que a influenciadora digital Kate Viana, criadora da página @comovaigordinha, retornou aos hospitais visitados por ela no início do projeto e relatou as melhorias realizadas para atender o público obeso em suas necessidades especiais. Os episódios demostram como na Rede D´Or todas as pessoas são bem-vindas e o nosso compromisso com a evolução a partir das oportunidades que se apresentam, de forma que mais e mais pessoas sejam acolhidas em nossos hospitais – pacientes e colaboradores.

Além dessa iniciativa, também investimos em ações de inclusão ao paciente, como implementação de pulseira/etiqueta com o campo “nome social” para atendimento a pessoas trans. Na Maternidade Star, por meio da impressão 3D feita em gesso, reproduzimos réplicas da imagem de ultrassom do bebê para que as gestantes com deficiência visual possam sentir o formato, a posição e o tamanho da criança ainda na barriga.

Mantemos, ainda, um calendário anual de D&I, contemplando as principais datas relacionadas ao tema, incluindo campanhas e divulgação de cartilhas específicas no Dia Internacional da Mulher, Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, entre outros.

Para mantermos a melhoria contínua e conhecer cada vez mais nossas pessoas, promovendo a construção de um ambiente de trabalho melhor, lançamos em 2023 um questionário de atualização de informações pessoais, envolvendo perguntas como dados de gênero, raça e cor. Essa ação visa contribuir para que todas as pessoas se sintam respeitadas e pertencentes. [GRI 3-3]

Nosso investimento na transformação digital da Rede D’Or também envolve o compromisso de ampliar cada vez mais a diversidade e inclusão em nossos canais digitais como sites oficiais, garantindo a acessibilidade de nossas aplicações para todos os públicos. Desta forma, atendemos às diretrizes de Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) na maioria dos itens com criticidade A e AA, o que confere às nossas aplicações um score médio de 79% de acessibilidade. [GRI 3-3] Também investimos continuamente no atendimento dos demais itens de criticidade, incluindo aqueles voltados para a deficiência visual, auditiva e intelectual, e em diversidade, adaptando nossos sistemas para inclusão de informações em campos de nome social e filiação.

NOSSO QUADRO DE COLABORADORES

é formado majoritariamente por mulheres. Seguimos investindo em iniciativas relacionadas a Diversidade e Inclusão.

79%

SCORE MÉDIO
de acessibilidade WCAG

A Rede D’Or possui em sua página de carreiras e divulgação de vagas um processo de contratação inclusivo, no qual todos podem se inscrever. Os candidatos são analisados por suas competências comportamentais e direcionados para vagas em aberto. Também temos vagas exclusivas para pessoas com deficiência sinalizadas no portal de carreiras, a fim de ampliar a atração, captação e contratação, e realizamos um reforço por meio de ações da equipe de marketing em plataformas online de relacionamentos profissionais. Esses esforços representaram em 2023 um total de 868 pessoas com deficiência em nosso quadro.

Também estabelecemos parcerias para impulsionar a captação de pessoas com deficiência , incluindo o Governo do Estado de São Paulo, a Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo (SP), o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) da Prefeitura de São Paulo (SP) e outras que estão por vir. [GRI 3-3]

Em 2023, marcamos presença na Feira Dia D, realizada em diferentes localidades dentro do estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Atendimento Estadual de Atendimento ao Deficiente (NEAD). Em dois dias de feira foram atendidas 105 pessoas, sendo 64 delas aprovadas pelo RH para seguir no processo seletivo da Rede D’Or. O objetivo da feira é pessoas com deficiência, reabilitados do INSS e empresas, com foco na inserção e reinserção no mercado de trabalho. 

Na Rede D’Or, por meio da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, mantemos um claro compromisso com a prevenção ou mitigação de impactos adversos significativos nas dimensões de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, que estejam diretamente relacionados às nossas operações, produtos e serviços, bem como por meio de nossas diversas relações sociais e de negócios.

Atribuições estabelecidas em normativo para a temática Saúde, segurança e meio ambiente

CEO Alinhamento às premissas de saúde, segurança e meio ambiente.
Alta gestão Estabelecer e fomentar as premissas e estratégias de saúde, segurança e meio ambiente da Companhia.
Diretores Acompanhar o desempenho e garantir o atendimento às premissas e estratégias de saúde, segurança e meio ambiente; Assegurar os recursos sob sua responsabilidade, de forma a obter todos os resultados esperado no atendimento às premissas e estratégias de saúde, segurança e meio ambiente.
Gerentes (todos os níveis gerenciais) Garantir o atendimento às premissas e estratégias de saúde, segurança e meio ambiente; Aplicar os recursos sob sua responsabilidade de forma a obter todos os resultados esperados às premissas e estratégias de saúde, segurança e meio ambiente.
Nível administrativo/ operacional (aplicável em todos os níveis hierárquicos) Realizar todas as atividades mantendo o alinhamento às premissas de saúde, segurança e meio ambiente.

Nosso sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (S&SO) se baseia nas normas regulamentadoras (NRs) complementares ao Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do então Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), bem como em toda a legislação e normas técnicas específicas sobre o tema. Nossas metas prioritárias são a prevenção e a mitigação de acidentes e incidentes do trabalho, a promoção da saúde e a saúde e segurança ocupacional de nossos colaboradores diretos e indiretos [GRI 2-25]. Em 2023, aproximadamente 16.416 mil empregados indiretos foram mobilizados nas áreas operacionais de saúde.

Como ocorre todos os anos, em 2023 realizamos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), de forma híbrida (digital e presencial) em todas as unidades de negócio da Rede D’Or com foco em comportamento seguro, relacionamento profissional saudável e cuidados com a saúde e bem-estar. Além de campanhas para incentivar a prevenção em saúde dos colaboradores, destacou-se a Semana Nacional de Diálogos de Saúde e Segurança, estimulando reflexões sobre a importância de um comportamento seguro em nosso dia a dia para evitar acidentes e promover a saúde de todos.

Entre as medidas para eliminar outros perigos e minimizar os riscos de acidente de trabalho estão as inspeções de acidentes, com o uso de formulários específicos e adoção do Diagrama de Ishikawa como ferramenta para mapeamento de falhas de processo e oportunidades de melhorias [GRI 403-4, 403-9].

A partir de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), mapeamos, identificamos potenciais perigos, avaliamos os riscos e impactos, definimos a priorização através do inventário de risco e adotamos as medidas necessárias dentro do plano de ação em todas as nossas atividades. Os riscos são classificados de acordo com sua probabilidade de ocorrência e severidade, incluindo os aspectos de higiene ocupacional, acidentes de trabalho e ergonomia no ambiente de trabalho, respeitando a hierarquia de controle. Os colaboradores participam da identificação de perigos por meio do formulário de campo de avaliação de riscos ergonômicos dos postos de trabalho. A prevalência de adoecimento de nexo ocupacional para os empregados, em 2023, foi de 0,02%, relacionada principalmente a doenças osteomusculares.

Em relação aos prestadores de serviços terceirizados, dispomos de um normativo específico para a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho que tem como objetivo estabelecer as diretrizes sobre o assunto. As prestadoras de serviços terceirizadas devem atender todas as Leis, Portarias, Decretos e Regulamentos Federais, Estaduais e Municipais sobre Segurança, Medicina e Higiene Ocupacional, Previdência (INSS), bem como as Normas e práticas internas estabelecidas pela Rede D'Or. Monitoramos os acidentes de trabalhos e acompanhamos a implementação das ações junto as terceirizadas. Até o final do exercício de 2023, não houve registros de ocorrência de doenças profissionais entre os terceirizados.

Visando um aprimoramento constante, a cada dois anos conduzimos uma análise global do PGR e, anualmente, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A análise global do PCMSO é realizada pela medicina ocupacional e elabora o relatório analítico e a partir deste estabelece ações necessárias de monitoramento de saúde, realiza trocas com a segurança do trabalho de necessidades relacionadas a mitigação de riscos e estabelece ações de promoções de saúde.

Realizamos inspeções rotineiras e programadas, com o objetivo principal de identificar e eliminar perigos e riscos potenciais no ambiente de trabalho. Através dessas inspeções, elaboramos planos de ação eficazes e objetivos, direcionados à correção imediata dos perigos e riscos identificados.

As ocorrências de incidentes de trabalho são investigadas, documentadas através de formulários de investigação de eventos e tratadas em plano de ação. A gestão desses incidentes é realizada por meio de um software de saúde e segurança ocupacional, visando prevenir a recorrência de incidentes similares. Além disso, realizamos auditorias sistêmicas, baseadas em nosso Programa de Verificação de Conformidade Interna - que também é utilizado para aprimorar continuamente nosso sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.

É importante ressaltar, ainda, que atendemos às exigências legais da NR-5 do Ministério do Trabalho e Previdência, que estabelece a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)¹, por meio de reuniões ordinárias mensais ou extraordinárias.

¹ Reuniões realizadas mensalmente.

Saúde mental é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque e relevância em nossa sociedade nos últimos anos, especialmente após a pandemia, em 2020. Em busca da promoção de uma cultura de saúde integral e preventiva, que converse com todas as áreas, minimizando os fatores de riscos biopsicossociais e reforçando um ambiente saudável e seguro para o colaborador, implantamos em 2022 o programa Gestão das Emoções. [GRI 3-3]

A iniciativa foi desenvolvida por equipe multidisciplinar de saúde e segurança ocupacional, que é formada por psicólogo, enfermeiro, ergonomista, higienista, engenheiro de segurança, médico do trabalho e psiquiatra, entre outros profissionais. Com etapas de pesquisa operacional e atividades lúdicas a cada 45 dias que incentivam atividades de bem-estar e saúde integral dos colaboradores por meio de iniciativas virtuais e presenciais, o programa inclui acesso a uma plataforma online de saúde e bem-estar e está disponível também no aplicativo RH Digital.

Como parte do programa, são realizadas rodas de conversa com os gestores, com os temas: Repense-se – Modo Automático; Reconecte-se – Relações Positivas; Reintegre – Cultura Propositiva; Reinvente – Autorresponsabilidade; Regenere - Compromisso.

A validação do Programa é feita por ferramentas de metodologia técnica própria da Companhia, contribuindo assim com a construção de ações assertivas com os objetivos do negócio. 

Em complemento, mantemos um painel para monitoramento sistemático dos indicadores de saúde, de forma a identificar e gerenciar casos e queixas de funcionários relativos à exposição a situações de estresse, incluindo aspectos relacionados a afastamentos por motivo de saúde mental.

69% de adesão de colaboradores para mapeamento do perfil biopsicossocial

982 líderes participaram da roda de conversa

39.217 colaboradores participaram das ações lúdicas

13.142 usuários na plataforma de saúde e bem-estar

53 diretores participaram de reuniões estratégicas.

Para assegurar o conhecimento adequado e o engajamento de nossos colaboradores na prevenção da ocorrência de eventuais riscos à saúde, mantemos um programa de treinamentos com foco em saúde e segurança ocupacional. Já no momento de contratação, todos recebem uma capacitação sobre as rotinas e os procedimentos operacionais que exercerão na Companhia, com destaque aos riscos ocupacionais.

Por meio de campanhas educativas, cartazes, informativos, reuniões de segurança e iniciativas como a Gestão à Vista, RH Informa, Diálogos de Saúde e Segurança e mensagens via aplicativo RH Digital, entre outros recursos, comunicamos e enfatizamos regularmente os conceitos de prevenção e controle de exposição a situações potencialmente perigosas. [GRI 403-4]

Os colaboradores também são instruídos sobre como comunicar eventuais perigos e riscos, bem como atitudes que possam levar a acidentes. O registro dessas situações é feito em um formulário específico de recusa de tarefas para atividades críticas ou por meio do nosso Canal de Denúncias. Em ambos os casos, é garantida a proteção de eventuais represálias, com base em nosso Código de Conduta. [GRI 3-3, 403-2]

Todos os nossos colaboradores e seus dependentes têm acesso a atendimento médico, voltado ao cuidado preventivo e sem cobrança de coparticipação por meio do programa de Atenção Primária à Saúde (APS). Com objetivo de atuar na prevenção e promoção da saúde, o programa oferece um cuidado personalizado e acessível, com foco em evitar o comprometimento da saúde ou o agravamento de doenças.

Em 2023, forram realizados 21.339 atendimentos, em 12 unidades (Glória, Oeste, Caxias, Central do Tatuapé, Brasil, Brasil Mauá, Novo Atibaia, Esperança Olinda, São Marcos, HNSN, Santa Luzia, Santa Helena).

Nossos colaboradores têm ainda a opção de aderir a um plano de saúde e odontológico. Atualmente são 102.284 mil vidas cobertas pelo plano de assistência médica e 73.304 mil com acesso ao plano odontológico. Saiba mais em Remuneração e Benefícios.

Reforçamos nossos compromissos com os ODS e as metas ESG e, para tanto, seguimos investindo na melhoria contínua de nossas práticas. Em 2023, demos continuidade à evolução do nosso sistema de gestão de saúde e segurança operacional por meio de uma série de ações:

  • Desenvolvimento de métricas para certificação ISO 45001 em até 10 unidades da Companhia;
  • Realização de diagnóstico sistêmico, por meio de consultoria externa, para certificação ISO 45001;
  • Implantação de sistema de gestão automatizado de S&SO para prestadores de serviços;
  • Primeiras entregas dos relatórios do programa gestão das emoções;
  • Fortalecimento do Programa de Gerenciamento de Riscos;
  • Aprimoramento do processo de avaliações ergonômicas;
  • Média corporativa de atendimento de pelo menos 50% do programa de verificação de conformidades internas;
  • Implementação do programa de ranking de S&SO nas unidades da companhia por meio do Programa de Verificação de Conformidades Internas.
  • Implementação do Comitê de Toxicologia;
  • Implementação do Comitê de Ergonomia;
  • Implementação do Comitê de Equipamentos de Proteção Individual;
  • Implementação do Comitê de Higiene Ocupacional;
  • Ampliar e reforçar aspectos de saúde e bem-estar integrando à Atenção Primária à Saúde (APS) da Rede D´Or;
  • Realizar treinamento de formação de pelo menos 50 pessoas, com posição de liderança direta ou indireta em Saúde e Segurança, em auditoria interna de ISO45001;
  • Realizar treinamento de interpretação e fundamentação de ISO45003 para pelo menos 50 pessoas, com posição de liderança direta ou indireta em Saúde e Segurança;
  • Aprimoramento da implementação do sistema de controle de documentos de saúde e segurança ocupacional para empresas terceiras;
  • Aprimorar o Programa de Gerenciamento de Risco;
  • Aprimorar as Diretrizes de Saúde e Segurança para empresas contratadas.

Índice de óbitos resultantes de acidente de trabalho

Número e índice de óbitos resultantes de doenças profissionais

Número de casos de doenças profissionais de comunicação obrigatória

Número e índice de acidentes de trabalho com consequência grave

Empregados próprios considerando fator de 1.000.000 de HH:

Número e índice de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória1

Empregados próprios considerando fator de 1.000.000 de HH:

Taxa de absenteísmo ocupacional: 6%

1 Após pandemia estamos finalmente readaptando os processos, adequando as dinâmicas de trabalho, e reestabelecendo os padrões operacionais – sem eles sentimos impactos nos processos de S&SO. Para o ano de 2024 entendemos que nosso planejamento estratégico está robusto e a execução pronta para entregar o previsto para redução dos acidentes, que destacamos entre outras, as ações listadas abaixo:
- Realizar a campanha nacional prevenção de acidentes;
- Diariamente realização do briefing de prevenção de acidentes na área assistencial;
- Cobertura da área de SSO em todos os turnos para disseminação da cultura de prevenção de acidentes.

2 Principais motivos de acidente de trabalho: queda no mesmo nível e impacto de pessoas contra objetos [GRI 403- 9].

3 Não há informações sobre os principais motivos de acidente de trabalho para terceiros [GRI 403- 9].

4 A compilação dos dados de Saúde e Segurança Ocupacional contempla todos os colaboradores, com exceção das terceirizadas, e é feita a partir do sistema Protheus 12. São feitas extrações de dados do sistema para o devido acompanhamento. [GRI 403-8].

5 Entre as normas, metodologias e premissas usadas para a compreensão dos dados estão a NR 1, NR 7, NR 9, NR 10, NR 32, NR 35 do Ministério do Trabalho e Emprego, NBR 14.280 e a Consolidação das Leis Trabalhistas de 2017 [GRI 403-8].

* Não reportamos conforme padrões internacionais, mas sim de acordo com as leis e normas técnicas brasileiras.

Rede D’Or ©2024- Todos os direitos reservados.
Políticas de privacidade
powered by
blendON
magnifiercrossmenu