Pular para o conteúdo principal

Relato integrado de 
Sustentabilidade 2023

Modelo de negócios

ods:

  • ODS 3: Saúde e bem-estar
  • ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico
  • ODS 12: Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

ods:

  • 3

  • 8

  • 12

  • 13

  • 3

    ODS 3: Saúde e bem-estar

  • 8

    ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

  • 12

    ODS 12: Consumo e produção responsáveis

  • 13

    ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

Visão de futuro

GRI 2-6

Em janeiro de 2023, o Brasil contava com 4.529 hospitais privados e 264.253 leitos disponíveis, concentrados especialmente em São Paulo e Minas Gerais, segundo o Cenário dos Hospitais no Brasil 2023, levantamento feito pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), disponível para consulta aqui. Embora os números pareçam significativos, eles demonstram um cenário preocupante para um país de dimensões continentais.

Temos hoje uma proporção de 1,9 leitos por mil habitantes, abaixo da média da América Latina, que conta com 2 leitos por mil habitantes, e bem abaixo da estimativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3,2 leitos hospitalares por mil habitantes. Além disso, em algumas regiões, como a Sudeste, que concentra 42% dos hospitais privados do Brasil, a proporção de unidades é bastante inferior à de beneficiários, já que 61% da população que possui planos de saúde concentra-se nesta região.

Os dados demonstram um desequilíbrio na operação hospitalar brasileira, com perdas sucessivas de estabelecimentos e leitos hospitalares da rede privada nos últimos anos. Em 2022, 202 hospitais privados foram abertos, porém 139 encerraram suas atividades diante dos desafios e dificuldades para manter um hospital em funcionamento.

Para somar a esse panorama, temos resultados ainda negativos para as operadoras de assistência médica, num total de R$ 4,5 milhões, segundo relatório da Associação Brasileira de Planos de Saúde – Abramge (Cenário da Saúde volume 8 nº 4). Os dados, porém, já demonstram uma recuperação sobre o ano anterior, impulsionada pelo aumento no número de beneficiários (previsão de crescimento de 1,6% em 2023, para 51,2 milhões de pessoas) e melhorias nos modelos de gestão (redução de despesas, revisão de processos) e crescente uso de analytics, inteligência artificial, entre outras ferramentas.

Do ponto de vista macroeconômico, o cenário brasileiro em 2023 continuou desafiador, porém com o início de uma retomada do nível de atividade econômica. A maior aquisição de serviços promoveu a expansão das atividades desse segmento. Por ser altamente empregador, o setor dinamizou o mercado de trabalho, o que contribuiu para que o PIB encerrasse o ano com crescimento de 2,9%, ligeiramente acima da previsão. Assim, o Brasil figurou entre as Top 20 maiores economias do mundo em 2023, segundo divulgação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial do governo, fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta da inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que era de 3,25% (a inflação de 2022 foi de 5,6%). O desemprego encerrou o ano com uma média de 8%, demonstrando que maior parte da população está empregada, o que contribui positivamente nessa retomada da economia e, consequentemente, nos gastos com saúde.

+ 60

6.634

NOVOS LEITOS

11.737

Leitos totais

Seguimos fortalecendo a rede privada de hospitais para garantir a assistência hospitalar da população brasileira. Ampliamos, em 2023, o número de leitos, para um total de 11.737 (crescimento de 2,2% sobre 2022). Nosso programa de expansão orgânica conta com mais de 60 projetos distribuídos em novas unidades (greenfield) e em unidades existentes (brownfield), somando 6.634 leitos totais, 1.221 dos quais já foram entregues entre 2021 e 2023.

O programa faz parte da nossa estratégia, alicerçada em três pilares que orientam nosso modelo de negócio e permeiam todas as atividades: sustentabilidade financeira; qualidade percebida; e qualidade técnica. Dessa forma, somos capazes de oferecer um atendimento humanizado, com alto padrão de qualidade, mais seguro e que incorpora as mais modernas tecnologias, de acordo com as evidências mais atualizadas da medicina.

A partir de tais premissas, mantemos nosso compromisso com os mais elevados padrões de ética e integridade nas práticas assistenciais, no relacionamento com diferentes públicos e nas nossas relações comerciais.

Rede D’Or ©2024- Todos os direitos reservados.
Políticas de privacidade
powered by
blendON
magnifiercrossmenu